Grupos de Trabalho

Segundo o artigo 8º  do Regimento Interno da ANPUH Nacional, os Grupos de Trabalho (GTs) consistem em conjuntos de pesquisadores que se propõem a trabalhar certo eixo temático em caráter contínuo, definindo para isso um programa de atividades que pode incluir debate, pesquisa, produção, bem como a participação nos simpósios da ANPUH.

§ 1º – Os GTs serão coordenados por um associado da ANPUH com título de doutorado, concedido, ou revalidado ou reconhecido por entidade devidamente registrada perante o Ministério da Educação, escolhido bianualmente pelos membros do Grupo, preferencialmente em reunião realizada durante o Simpósio Nacional. Ao coordenador do GT caberá:

  1. Organizar o GT, acadêmica e administrativamente;
  2. Elaborar o plano de trabalho do GT;
  3. Divulgar as atividades do GT;
  4. Elaborar relatórios de atividades, base do credenciamento do Grupo junto à ANPUH.

§ 2º – Os GTs deverão, necessariamente, se organizar no interior de pelo menos 2 (duas) Sessões Estaduais e incluir pesquisadores de, no mínimo, 3 (três) instituições diferentes de ensino e pesquisa na área de História.

§ 3º – Os GTs deverão apresentar, para seu reconhecimento, uma participação regular nos eventos da ANPUH, seja em âmbito estadual, seja em âmbito nacional.

§ 4º – Os GTs estarão abertos à participação dos associados da ANPUH.

§ 5º – Os GTs deverão se credenciar junto à ANPUH-Brasil mediante a apresentação de relatório circunstanciado do qual conste:

  1. Definição de seus objetivos e relevância acadêmica do tema do GT;
  2. Relatório circunstanciado da formação e das atividades já desenvolvidas pelo Grupo;
  3. Relação dos participantes e perfil profissional dos mesmos.
§ 6º – O credenciamento dos GTs deverá ser renovado pela Diretoria Nacional a cada quatro anos, mediante a apresentação, por parte do Coordenador, de novo relatório circunstanciado com os mesmos itens previstos no parágrafo anterior.

Os Grupos de Trabalho da ANPUH/MA serão criados no Encontro a ser realizado entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2016 na UEMA, São Luís